Artigos

O que é a Modernização da Cobrança e Quais os Seus Benefícios

Rumo à Eficiência: A Revolução na Compensação de Boletos

Com o sucesso da Nova Plataforma de Cobrança e a ascensão de meios de pagamento inovadores, como o PIX, o Comitê Gestor da Nova Plataforma de Cobrança (composto pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban e a Núclea) propôs a modernização da cobrança. Primordialmente o objetivo é transformar e otimizar o processo de liquidação de boletos.

Além disso, o Conselho de Administração da Nuclea (antiga CIP) decidiu pela internalização do processo de Compensação SILOC – Cobrança (serviço de liquidação de cartões) em 20 de outubro de 2023, seguindo as diretrizes da Governança do Projeto.

 A primeira fase da modernização da cobrança já está em andamento desde 31/03/2023. Essa fase inclui a simplificação do processo de compensação e liquidação dos boletos, tornando possível a liquidação de parte do volume no próprio dia (cerca de 43% devido ao 2º ciclo de liquidação), através do CIP – SILOC utilizando o processo de baixa operacional – PCR.

Proposta Inovadora: Internalização da Compensação do SILOC – Cobrança

Atualmente o processo de liquidação como um todo é composto pela geração e importação de arquivos por cada participante. Com a modernização da cobrança, a geração dos arquivos será parte integrante apenas do CMP (Nuclea), ficando somente a importação responsável por cada participante da PCR. 

A proposta visa utilizar a eficiência operacional da PCR para calcular a liquidação dos participantes no SILOC. Dessa forma, isso permitirá a liquidação multilateral intraday, reduzindo a troca de arquivos entre os participantes e o processador. A consequência? A mitigação das inconsistências entre o processo de liquidação e a PCR. Portanto, com a saída do BBProcessador todo processo fica concentrado em uma única estrutura (Núclea).

Consequências da não adequação dentro do prazo

Conforme informado em comunicado oficial pela FEBRABAN no dia 12/01/2024, o prazo para a modernização da cobrança entrar em vigor passa a ser 15 de março de 2024 e não mais 19/01/2024.

Desta forma, Instituições Financeira que não estiverem com suas soluções aderentes até a data de estipulada, ficarão inoperantes no processo de recebimento de boletos de pagamentos, impactando assim o pagamento por parte de seus clientes e de boletos próprios pagos em outras instituições.

Benefícios Previstos com a Modernização da Cobrança

– Acompanhamento Evolutivo: Ajustado aos avanços nos meios de pagamento. 

– Redução de Arquivos: Uma vez que o tráfego de envio dos arquivos da baixa efetiva será eliminado, temos uma redução significativa de 50% no processamento de arquivos, restando apenas a importação. 

– Eficiência Aprimorada: Conciliação automática entre PCR e SILOC, eliminando a necessidade de geração de arquivos COBs pelas Instituições Recebedoras. 

– Inconsistências Mitigadas: Redução das inconsistências nos arquivos de baixas enviados ao BACEN. 

– Rastreabilidade Aprimorada: Acompanhamento detalhado da liquidação de boletos por intermédio do arquivo análise gerado de hora em hora.  

– Conforto e Atualização: Baixa operacional proporciona conforto para a atualização das informações gerenciais, inclusive no ambiente de crédito. 

– Liquidação: 43% dos boletos sendo liquidado no mesmo dia (D 0).

Como se adequar para atender a modernização da cobrança?

A Lydians disponibiliza uma estrutura completa e simplificada para atendimento a nova cobrança; 

De forma segura e confiável, nossos sistemas realizam de forma automática a importação dos arquivos ACMP615/640/690 e a liquidação financeira (SILOC); 

Relatórios analíticos e sintéticos proporcionando assim uma gestão mais eficaz para a tesouraria. 

Por fim, não cobramos por volume. Portanto sua instituição poderá trafegar à vontade pela PCR e demais câmaras sem se preocupar!

Para conhecer mais sobre a modernização da cobrança e solução Lydians, entre em contato com a gente!

Quer saber mais sobre meios de pagamento? Visite nossos outros artigos.

O que é o sistema de pagamentos brasileiro?

Quais os custos do sistema de pagamentos brasileiro?

O que é o sistema de pagamentos instantâneos?

Conteúdo em destaque

O regulatório mais completo do mercado para sua SCD:

Na Lydians somos expert em regulatórios e compreendemos completamente a complexidade e a importância de estar em conformidade com todas as exigências regulatórias. Por isso, oferecemos soluções para garantir que sua Sociedade de Crédito Direto (SCD) esteja sempre em dia com suas obrigações. Com a Lydians, você pode focar no crescimento do seu negócio enquanto […]

Acessar conteúdo
Quer garantir 10% de desconto no FEBRABAN TECH 2025? A Lydians te mostra o caminho!

Pelo quarto ano consecutivo, a Lydians estará participando como patrocinadora oficial do maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro no Brasil. E temos um presente especial para quem acompanha de perto a nossa jornada de transformação digital. 👉 Use o cupom CLYDIANS2025 no site oficial e garanta 10% OFF na sua inscrição! 🔗 […]

Acessar conteúdo
Tendências para 2025: Inovação nos serviços financeiros

O mercado financeiro segue em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças no comportamento dos consumidores. Na 𝐋𝐲𝐝𝐢𝐚𝐧𝐬, acompanhamos essas tendências de perto e desenvolvemos soluções que colocam nossos clientes na dianteira. Os principais movimentos que estão moldando o futuro incluem:𝐄𝐱𝐩𝐚𝐧𝐬𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐏𝐢𝐱: Funcionalidades como o Pix Garantido e por Agendamento destacam a versatilidade […]

Acessar conteúdo