Destaque

SPB – Desmistificando os custos

Em produção há mais de 20 anos, o Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB é um modelo consolidado e que nos últimos anos, principalmente após o lançamento do PIX, mostrou-se fundamental ao ecossistema das Instituições Financeiras, permitindo a operacionalização de uma vasta gama de produtos financeiros, para muito além da TED, trazendo escala aos negócios e maior liberdade às Instituições Financeiras.

Na época do seu lançamento, os custos de aquisição – tanto em relação à conectividade, ferramentas e pessoas – eram proibitivos para a maioria das Instituições Financeiras. As soluções de PSTI foram pensadas para diminuir o custo para as instituições com menor volume, que poderiam compartilhar uma infraestrutura de comunicação com a RSFN e o IBM MQ. Desta maneira, tradicionalmente as mesmas fornecem um custo de aquisição inicial mais baixo em relação a instituição financeira ter sua própria estrutura. Nessa modalidade a Lydians opera e integra desde 2002 com os provedores PSTI C&M Software e PSTI JD Consultores.

Com o passar dos anos e, mais recentemente, com a possibilidade de diluição dos custos de infraestrutura com outros produtos, se tornou bem mais atrativo para a grande maioria das instituições se conectarem diretamente na Rede do Sistema Financeiro Nacional e terem sua própria estrutura de liquidação das operações.

Elencamos a seguir os principais pontos que devem ser levados em conta na aquisição de uma solução SPB.

Infraestrutura de Links de Comunicação – RSFN

A regulamentação do uso das plataformas de computação em nuvem publica trouxe grandes facilidades na alocação dos recursos de infraestrutura e sua gestão. No mercado também surgiram soluções que fornecem a conectividade requerida com a RSFN em modelo Cloud Link.

IBM MQ Series e Connect Direct

Talvez seja o software da IBM o componente de todo esse ecossistema que mais intimidava as Instituições Financeiras. O mesmo é responsável por trafegar as mensagens e arquivos entre os participantes e as Câmaras, de maneira altamente confiável e performática.

Nesse sentido, a Lydians é parceira da IBM no fornecimento, treinamento operacional e implantação do IBM MQ e Connect Direct na sua Solução de SPB, diminuindo efetivamente os custos e facilitando a gestão desse ativo.

IBM MQ – Business Partner

Certificados Digitais SPB

Os certificados padrão SPB emitidos por autoridade certificadora ICP-Brasil são requeridos, e o custo de aquisição não diferencia se a operação ocorre com um PSTI ou estrutura própria.

Soluções PSTI ainda valem a pena?

Tradicionalmente os fornecedores de solução PSTI ofertam seu serviço com regime de pacote de mensagens e/ou com um valor por mensagem trafegada. Neste caso, é necessário observar a escalada dos negócios pode, rapidamente, oferecer um custo mensal para além do custo de aquisição da estrutura necessária e ter total controle sobre sua estrutura.

Se a Instituição está pensando em ofertar o PIX ao seus clientes, e/ou trabalhar com uma carteira de registro de boletos própria, ou ainda, ofertar pagamentos de boletos da Plataforma Centralizada de Registro, deve levar em conta a escalada do custo na proporção da escala do negócio. Nesse cenário uma alternativa onde o custo fixo mensal é especialmente interessante.

Quer saber mais?

Conheça nossa solução de SPB, potencialize seu negócio e reduza os custos.

Entre em contato com nosso time de especialistas para obter mais detalhes.

Conteúdo em destaque

DRSAC: A importância do CADOC 2030

Conhecendo o documento de Riscos Social, Ambiental e Climático O documento de Riscos Social, Ambiental e Climático (DRSAC), novo Cadoc 2030, é uma peça-chave para entender e mitigar os riscos enfrentados por instituições em suas operações de crédito e investimentos. Este documento, exigido pela Resolução CMN nº 4.945/21 (PRSAC) e Resolução CMN nº 4.557 (GIR), […]

Acessar conteúdo
Saiba como funciona o envio do Cadoc 5005
Novo CADOC 5005: Simplificando o envio diário de informações Financeiras

É hora de se aprofundar no documento 5005 e entender melhor as informações e prazos de envio Entender as nuances de Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Recibos de Depósito Bancário (RDBs) e depósitos de aviso prévio de emissão própria é fundamental para quem busca simplificar o processo de remessa diária de informações. Nesta publicação, vamos […]

Acessar conteúdo
Regulatórios e PIX: Agenda de inovações do Banco Central

Retrospectiva com olhar para o futuro: O que esperar do universo dos Regulatórios e do PIX Relembrar é viver, e é por isso que nesta publicação iremos rever as principais entregas do ano de 2023 quando se trata de PIX e Regulatórios. Os impactos positivos em nossos clientes, demonstrando nosso compromisso com a inovação. Primordialmente […]

Acessar conteúdo
PIX: Como o meio de pagamento impacta o FGTS Digital

Como preparar sua Instituição Financeira para o FGTS Digital com o sistema de pagamentos instantâneos O que é o FGTS Digital? O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS conforme diz o Ministério do Trabalho e Emprego, e para […]

Acessar conteúdo