Artigos

Sistema de gestão de tesouraria e como ele pode te ajudar!

O Tesoureiro de uma Instituição Financeira é um profissional que enfrenta desafios diários para exercer a gestão das suas disponibilidades. Gerenciar o caixa de uma IF envolve diversos controles e responsabilidades com o objetivo de manter o fluxo de caixa adequado, minimizar os custos financeiros e buscar oportunidades de investimentos para aumentar a rentabilidade.

Destaca-se a necessidade de monitorar de perto as entradas e saídas de dinheiro da empresa, garantindo que haja recursos disponíveis para atender às obrigações financeiras e operacionais. Dentro outras, as principais atribuições são:

Realizar projeções precisas para estimar a disponibilidade de caixa no curto e médio prazo.

Analisar os recebimentos futuros, os pagamentos a serem efetuados e outras fontes de entrada ou saída de recursos.

Essas são algumas das atividades, e, executá-las manualmente pode fazer com que os riscos operacionais aumentem. Adicione a isso a busca constante por eficiência operacional e financeira, tema que está em discussão por muitos gestores e executivos do mercado. Controles paralelos ao sistema de gestão não são mais necessários!

Elimine planilhas e controles manuais, gerando maior eficiência e segurança para as suas rotinas. Um cenário tão estratégico e com alto risco operacional diário necessita de um sistema de Tesouraria completo. Nós da Lydians Sistemas de Informação, temos um produto capaz de apoiar o Tesoureiro na sua gestão, gerando otimização na rotina operacional.

Entenda como funciona o Sistema de Tesouraria Lydians

O Sistema de Tesouraria Lydians é totalmente parametrizável, moldando-se às necessidades das instituições. Seu objetivo é dar suporte às operações de tesouraria bancária e financeira para os controles administrativos do fluxo de caixa e controle da liquidez da Instituição Financeira/Banco, demonstrando de forma simplificada os saldos das contas gerenciais da instituição, para a garantia das liquidações de seus compromissos e suas conciliações.

Nosso produto oferece um controle centralizado de todas as contas da Instituição Financeira em outras Instituições, em um único local. Com isso otimizamos o trabalho do Tesoureiro que, dessa forma, tem a possibilidade de visualizar de maneira simplificada e ter o controle de toda a sua operação.

Além disso, ele está apto para realizar a exportação de pagamentos para diversos bancos em diferentes layouts, importação de retornos bancários e importação de extratos no padrão da Febraban. Tudo de forma automática e de fácil entendimento.  

Na compensação, é possível realizar a exportação e importação dos principais arquivos, como: boletos e docs, garantindo uma contabilização detalhada para cada tipo de documento e gestão da operação.

No Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB, permite o controle das Contas Reserva/Liquidação, Moeda Eletrônica, Redesconto.. entre outras das diferentes Câmaras de Liquidação.

E, por fim, no Sistema de Pagamentos Instantâneos fornece os recursos para gestão da Conta PI.

Nossa solução evolui juntamente com as necessidades dos nossos clientes e do mercado, garantindo a escalabilidade requerida e com a consistência necessária para oferecer a melhor experiência aos clientes. Nossa equipe tem expertise em implementações, treinamentos e know-how de negócio para apoiar, especificar, documentar e discutir as necessidades que envolvem as suas rotinas.

Em busca da eficiência, redução dos riscos operacionais e escalabilidade, prezamos muito pela qualidade dos nossos serviços e dos nossos produtos. Com isso proporcionamos um onboarding muito amigável e fluído, com rapidez e qualidade nas nossas implantações. Nossa equipe estabelece planejamentos com os nossos clientes e uma comunicação clara e objetiva, a fim de, avançarmos e alcançarmos os objetivos comuns.

Artigos relacionados

O que é o SPI e como ele funciona?

7 motivos para conhecer o Sistema de Pagamentos Brasileiro

Lydians patrocina FEBRABAN TECH 2023

Conteúdo em destaque

DREX – A moeda digital para chamar de nossa!

Aplicações e Impacto do DREX no dia a dia das Instituições Financeiras e seus clientes A origem do DREX O Banco Central batizou o Real Digital, como DREX. Está versão do real é uma Central Bank Digital Currency (CBDC) – ou moeda digital de banco central. A nova moeda é a representação da moeda brasileira […]

Acessar conteúdo
Pix Automático – Uma Nova Solução de Pagamentos Recorrentes

Praticidade e eficiência para empresas e usuários O Banco Central do Brasil (BC) está inovando com o “Pix Automático”, uma solução que promete simplificar pagamentos recorrentes de forma automatizada mediante a autorização prévia do pagador e a necessidade ativa do mesmo para cada transação. Neste artigo, exploraremos os detalhes e implicações desse novo sistema. O […]

Acessar conteúdo
Pix Cobrança: Impacto e benefícios para Instituições Financeiras

Por que oferecer o Pix Cobrança pode ser uma vantagem competitiva na sua instituição O que é? O Pix Cobrança, conforme definido pelo Banco Central do Brasil, permite aos usuários recebedores o gerenciamento e recebimento cobranças de forma simplificada. Desta forma as cobranças podem ser relacionadas a pagamentos imediatos, com vencimento ou relacionados à facilitação […]

Acessar conteúdo