Artigos

Pix Cobrança: Impacto e benefícios para Instituições Financeiras

Por que oferecer o Pix Cobrança pode ser uma vantagem competitiva na sua instituição

O que é?

O Pix Cobrança, conforme definido pelo Banco Central do Brasil, permite aos usuários recebedores o gerenciamento e recebimento cobranças de forma simplificada. Desta forma as cobranças podem ser relacionadas a pagamentos imediatos, com vencimento ou relacionados à facilitação de serviços de saque. Embora tenha sido introduzido com o Pix em novembro de 2020, recursos como cobrança com vencimento e aplicação de multa, juros e descontos foram integrados posteriormente, no final do primeiro semestre do ano seguinte.

Evolução no Modelo de Pagamento

Considerado uma evolução do boleto tradicional, a integração representa uma melhoria significativa no dia a dia das transações financeiras. O Pix Cobrança oferece um método de pagamento mais econômico e com liquidação imediata. O Banco Central estabeleceu padrões de API, denominados API PIX, com o fim de facilitar a interoperabilidade entre instituições financeiras. Desta forma, garantindo que os recebedores possam trocar de fornecedor sem complicações.

Benefícios para seus clientes

A geração do Pix Cobrança está disponível tanto para pessoas jurídicas quanto físicas e é fácil de usar. Os usuários que desejam receber uma cobrança podem gerar um QR Code Dinâmico através de aplicativos bancários ou Internet banking, definindo se o pagamento será imediato ou em uma data futura, e adicionando instruções como descontos, multas ou juros, se necessário. Em seguida, eles enviam o QR Code ou o código de texto correspondente para o pagador, que pode efetuar o pagamento via Pix.

Em suma, uma vantagem significativa é a agilidade das instituições financeiras de identificar e liquidar a cobrança, graças a rapidez e eficácia do PIX. Para exemplificar, sendo o pagamento realizado através do QR Code, o recebimento será imediato na conta do recebedor, graças à rapidez do Pix.

Além disso, o conceito de “Boleto Híbrido” é a combinação da cobrança registrada (boleto com código de barras) com o Pix Cobrança, oferecendo flexibilidade aos usuários quanto à forma de pagamento. Essas melhorias representam avanços significativos no cenário das transações financeiras, a fim de tornar o processo mais eficiente e conveniente para todas as partes envolvidas.

Oportunidade de negócio

Com custos operacionais menores do que outros meios de pagamento, como cartões, boletos bancários e até mesmo a TED, o PIX Cobrança representa uma economia significativa para as  empresas, sendo este um grande potencial para a oferta deste produto pelos participantes do PIX.

A grande atratividade desta forma de cobrança advém através compensação imediata dos valores na conta do recebedor.

Quer saber mais sobre o Pix Cobrança? Entre em contato com a gente e fale com nossos consultores!



Para saber mais sobre o PIX confira nossas publicações anteriores:

Regulatórios e PIX: Agenda de inovações do Banco Central

PIX: Como o meio de pagamento impacta o FGTS Digital

Inovador e Seguro: Pix e SPB moldando o futuro dos Pagamentos

Conteúdo em destaque

DREX – A moeda digital para chamar de nossa!

Aplicações e Impacto do DREX no dia a dia das Instituições Financeiras e seus clientes A origem do DREX O Banco Central batizou o Real Digital, como DREX. Está versão do real é uma Central Bank Digital Currency (CBDC) – ou moeda digital de banco central. A nova moeda é a representação da moeda brasileira […]

Acessar conteúdo
Pix Automático – Uma Nova Solução de Pagamentos Recorrentes

Praticidade e eficiência para empresas e usuários O Banco Central do Brasil (BC) está inovando com o “Pix Automático”, uma solução que promete simplificar pagamentos recorrentes de forma automatizada mediante a autorização prévia do pagador e a necessidade ativa do mesmo para cada transação. Neste artigo, exploraremos os detalhes e implicações desse novo sistema. O […]

Acessar conteúdo
Pix Cobrança: Impacto e benefícios para Instituições Financeiras

Por que oferecer o Pix Cobrança pode ser uma vantagem competitiva na sua instituição O que é? O Pix Cobrança, conforme definido pelo Banco Central do Brasil, permite aos usuários recebedores o gerenciamento e recebimento cobranças de forma simplificada. Desta forma as cobranças podem ser relacionadas a pagamentos imediatos, com vencimento ou relacionados à facilitação […]

Acessar conteúdo