Retrospectiva com olhar para o futuro: O que esperar do universo dos Regulatórios e do PIX
Relembrar é viver, e é por isso que nesta publicação iremos rever as principais entregas do ano de 2023 quando se trata de PIX e Regulatórios. Os impactos positivos em nossos clientes, demonstrando nosso compromisso com a inovação. Primordialmente ligados ao cumprimento das exigências estabelecidas pelo Banco Central do Brasil, para os mais chegados, o BC.
Primeiramente, possuindo a solução em Regulatórios e Informes Legais mais completa do mercado, acompanhamos de perto as normativas e atualizações legais instituídas pelo BC. Além de uma solução completa, entendemos a necessidade de proporcionar uma experiência completa com performance, agilidade e segurança. Abaixo, encontramos a lista das principais entregas de Regulatórios em 2023.
Regulatórios em destaque: Agilidade e performance sem esquecer a segurança
Principais entregas de 2023
– CADOC 6209 – Instrução Normativa BCB 301 : Novo módulo criado no produto de Informes legais, atendendo consolidação e geração arquivo de prestação de informações de pagamentos de varejo e canais de atendimento ao Banco Central.
– DIMP – CONFAZ: Novo módulo no produto de Informes Legais, que permite a instituição consolidar e reportar informações que atendem a Declaração de Informação sobre Meios de Pagamento – DIMP às secretarias estatuais, conforme determinações e regras das SEFAZ e CONFAZ.
– CADOC 5005: Módulo criado no produto de Informes Legais, que permite à instituição consolidar e reportar informações pertinente a demonstração dos saldos de depósitos bancários ao BACEN, tendo como regra o envio diário;
– Atualizações Gerais: Atualizações sistêmicas compatibilizando os módulos do Informes Legais para Permitir à I.F. consolidar e reportar as informações ao BACEN. Assim sendo, atendendo as atualizações normativas que entraram em vigor no decorrer de 2023. (Módulos Basiléia, Central de RIsco – SCR, Cadastro Positivo, entre outras.).
Olhando para futuro: Principais mudanças que estão previstas para acontecer em 2024
– CADOC 2160: Evolução tecnológica, com o intuito de prover melhor experiência ao Usuário no uso do Módulo DRL.
– Fundo Garantidor de Crédito: Prover a opção para geração arquivo FGC303, a partir de 04/2024, atendendo novas orientações BACEN e FGC.
– Cadastro Positivo: Adequações visando atender Release Fase 2, atendendo novas orientações NÚCLEA, produção prevista para 17/04/24
– Central de Risco – SCR: Atualizações legais atendendo a Instrução Normativa BCB454 de 7 de fevereiro de 2024.
– DRSAC CADOC 2030: Com este módulo por consequência, a Instituição Financeira no sistema Informes Legais poderá informar e reportar ao BACEN informações pertinentes ao Risco social, ambiental e climático por Cliente e/ou Operações.
Ficou entusiasmado? Alguns sim e outros não. Sem dúvida, se você não ficou animado, precisa reconsiderar algumas coisas. Garantimos que ter um fornecedor com experiência de mercado pode transformar sua experiência. Uma solução estável e evolutiva, juntamente com suporte ágil e de qualidade pode proporcionar uma reação diferente da atual. E tudo isto é só a parte 1 deste artigo. Posteriormente publicaremos as demais entregas e projetos do BC que já estão previstos para o universo regulatório.
Primordialmente, nosso sistema regulatório conta com:
– Gestão única e centralizada dos Reportes ao Banco Central.
– Relatórios que permitem a identificação de inconsistências originadas nos sistemas legados.
– Transmissão automatizada dos CADOC’s
Se quiser saber mais, entre em contato conosco
Com a finalidade de avançarmos, vamos falar sobre ele, o queridinho do Brasil: o PIX!
PIX: Sinônimo de evolução constante!
O PIX, em seu lançamento, inovou o universo dos meios de pagamento. Mas isto não foi uma revolução estática! Até hoje, após 3 anos de sua entrada em produção, o BC (Banco central, lembra dele?!), continua provendo e trabalhando para inovar com a solução de pagamentos instantâneos.
Trazendo a memória o PIX é a solução que proporciona que contas correntes, pagamento ou poupança transfiram recursos em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Dentre as principais características deste meio de pagamento, primordialmente destacadas pelo próprio BC, temos o seguinte:
– Rapidez nas transações
– Facilidade de uso pelo usuário
– Disponibilidade em todos os momentos
– Segurança com mecanismos robustos
– Versatilidade de uso
– Acessibilidade de participação
– Integração de conciliação
Visto que já relembramos os conceitos básicos deste meio de pagamento, vamos para as principais entregas realizadas no ano de 2023!
Melhoria contínua no PIX Lydians
– Notificações PIX: Integração com a plataforma Kafka para consumo no Front End
– Vinculação de subconta na criação de chave, para facilitar o recebimento de PIX em subcontas definidas
– Limites PIX: Instrução normativa 336, minimizando a obrigatoriedade de oferecimento de configurações dos limites por parte das Instituições
Agenda evolutiva PIX para 2024
– Pix Automático: Obrigatório para todos os participantes do PIX, o PIX Automático é uma solução para viabilizar a realização de pagamentos recorrentes, de forma automática, mediante a autorização prévia do pagador, ou seja, sem a necessidade de atuação ativa do usuário pagador a cada nova transação.
– Agendamentos recorrentes: A funcionalidade tem como principal objetivo permitir que usuários agendem múltiplos pagamentos para um recebedor específico. Essa funcionalidade inclui também os pagamentos únicos, agendados ou imediatos.
Os pagamentos podem ser programados de acordo com a preferência do usuário, seja mensalmente, semanalmente, diariamente ou em datas customizadas definidas pelo próprio usuário.
– Pagamentos Automáticos: A funcionalidade de Pagamentos Automáticos foi projetada para simplificar a vida financeira, permitindo que o usuário agende débitos automáticos de serviços prestados por pessoas jurídicas. Seja o pagamento de contas de concessionárias de energia ou serviços de streaming, essa ferramenta oferece a conveniência de agendar pagamentos automáticos de forma flexível, mensal, semanal ou diária. Para clientes pessoa natural, o Pagamento Automático é obrigatório de ser ofertado, enquanto para pessoas jurídicas é opcional, proporcionando uma solução abrangente para suas necessidades de pagamento via Pix.
– Transferências Inteligentes: A funcionalidade de Transferências Inteligentes destaca-se como uma abordagem estratégica para a gestão inteligente de saldos em contas relacionadas. Essa ferramenta torna obrigatório aos detentores de conta oferecer uma solução que permite a transferência automática de fundos excedentes de contas com saldo positivo para uma conta central, com ou sem prazo definido, proporcionando uma solução eficaz para a concentração de fundos e a redução de custos associados.
fonte: https://openfinancebrasil.atlassian.net/wiki/spaces/OF
Como sua Instituição Financeira pode se destacar das demais?
Da mesma forma que o PIX se diferencia como meio de pagamento, e estimula a competividade e eficiência do mercado, a Lydians te ajuda a se diferenciar dos demais!
Conte com um sistema que:
– Oferece APIs 100% compatíveis com padrão do Banco Central
– Contabilização e Gestão da Conta PI completa
– Suporte ágil e experiência completa na régua homologatória do PIX
– Não cobra por volume de mensagens trafegadas!
Enfim, se você está buscando uma forma de escalar seu negócio, a Lydians é a escolha correta! Em outras palavras, evite a preocupação de lidar com múltiplos fornecedores, usufrua de soluções completas com mais de 25 anos de mercado, tendo como premissa a evolução constante, assim como as agendas do Banco Central.
Uma vez que chegamos ao fim desta publicação, não deixe de entrar em contato conosco. Tire todas as suas dúvidas e comprove que a Lydians é a melhor escolha para o seu Core Banking!
Para conhecer mais sobre nossas soluções de Core Banking, confira nossas publicações anteriores:
Novo CADOC 5005: Simplificando o envio diário de informações Financeiras
O que é a Modernização da Cobrança e Quais os Seus Benefícios
A importância do Core Banking para Bancos Digitais