Artigos

Pix Cobrança: Impacto e benefícios para Instituições Financeiras

Por que oferecer o Pix Cobrança pode ser uma vantagem competitiva na sua instituição

O que é?

O Pix Cobrança, conforme definido pelo Banco Central do Brasil, permite aos usuários recebedores o gerenciamento e recebimento cobranças de forma simplificada. Desta forma as cobranças podem ser relacionadas a pagamentos imediatos, com vencimento ou relacionados à facilitação de serviços de saque. Embora tenha sido introduzido com o Pix em novembro de 2020, recursos como cobrança com vencimento e aplicação de multa, juros e descontos foram integrados posteriormente, no final do primeiro semestre do ano seguinte.

Evolução no Modelo de Pagamento

Considerado uma evolução do boleto tradicional, a integração representa uma melhoria significativa no dia a dia das transações financeiras. O Pix Cobrança oferece um método de pagamento mais econômico e com liquidação imediata. O Banco Central estabeleceu padrões de API, denominados API PIX, com o fim de facilitar a interoperabilidade entre instituições financeiras. Desta forma, garantindo que os recebedores possam trocar de fornecedor sem complicações.

Benefícios para seus clientes

A geração do Pix Cobrança está disponível tanto para pessoas jurídicas quanto físicas e é fácil de usar. Os usuários que desejam receber uma cobrança podem gerar um QR Code Dinâmico através de aplicativos bancários ou Internet banking, definindo se o pagamento será imediato ou em uma data futura, e adicionando instruções como descontos, multas ou juros, se necessário. Em seguida, eles enviam o QR Code ou o código de texto correspondente para o pagador, que pode efetuar o pagamento via Pix.

Em suma, uma vantagem significativa é a agilidade das instituições financeiras de identificar e liquidar a cobrança, graças a rapidez e eficácia do PIX. Para exemplificar, sendo o pagamento realizado através do QR Code, o recebimento será imediato na conta do recebedor, graças à rapidez do Pix.

Além disso, o conceito de “Boleto Híbrido” é a combinação da cobrança registrada (boleto com código de barras) com o Pix Cobrança, oferecendo flexibilidade aos usuários quanto à forma de pagamento. Essas melhorias representam avanços significativos no cenário das transações financeiras, a fim de tornar o processo mais eficiente e conveniente para todas as partes envolvidas.

Oportunidade de negócio

Com custos operacionais menores do que outros meios de pagamento, como cartões, boletos bancários e até mesmo a TED, o PIX Cobrança representa uma economia significativa para as  empresas, sendo este um grande potencial para a oferta deste produto pelos participantes do PIX.

A grande atratividade desta forma de cobrança advém através compensação imediata dos valores na conta do recebedor.

Quer saber mais sobre o Pix Cobrança? Entre em contato com a gente e fale com nossos consultores!



Para saber mais sobre o PIX confira nossas publicações anteriores:

Regulatórios e PIX: Agenda de inovações do Banco Central

PIX: Como o meio de pagamento impacta o FGTS Digital

Inovador e Seguro: Pix e SPB moldando o futuro dos Pagamentos

Conteúdo em destaque

Como reduzir custos e riscos no Pix com um modelo próprio

As soluções PSTI foram importantes no passado, mas hoje limitam a escala, aumentam o custo por operação e expõem a operação a riscos. O Pix mudou ainda mais o cenário e, continuar operando com infraestrutura compartilhada, pode estar custando mais do que ajudando. Chegou a hora de repensar esse modelo. A Lydians entrega uma solução […]

Acessar conteúdo
Sua instituição precisa migrar sua PSTI para um sistema próprio?

Migrar sua PSTI para um sistema próprio depende de diversos fatores, então para ajudar nessa escolha, separamos essas perguntas estratégicas, que auxiliam nessa tomada de decisão. Como funciona : Se a sua instituição responder NÃO para os seguintes pontos, talvez ainda não seja o momento ideal para a migração: Volume alto de transações mensais?Um sistema próprio […]

Acessar conteúdo
Pix Automático: sua instituição está preparada?

O Pix Automático já começou a transformar o cenário dos pagamentos no Brasil. Em 2025, o Banco Central iniciou a operação dessa funcionalidade, permitindo que pagamentos recorrentes sejam realizados de forma automática, segura e direta da conta do pagador, com autorização prévia. Luz, água, telefone, mensalidades escolares, seguros, assinaturas: tudo poderá ser pago de forma automática, […]

Acessar conteúdo