Artigos

e-Financeira: O que é a e-Financeira e seu Calendário de envio

e-Financeira 

Criada em 2015, a e-Financeira foi instituída pela Receita Federal do Brasil – RFB. Todos os bancos, seguradoras, corretoras de valores, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, administradoras de consórcios e entidades de previdência complementar repassem ao fisco as informações de pessoas físicas e jurídicas. De tal forma que as informações de pessoas físicas serão enviadas quando, durante o ano vigente, receberam mais de R$ 2 mil mensais. Já para empresas, serão consideradas as que obtiverem rendimentos superiores a R$ 6 mil.

O que é a e-Financeira 

A e-Financeira é mais uma das obrigações acessórias transmitidas pela Receita Federal do Brasil – RFB ao Projeto do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped. Conforme solicitado pela RFB, as informações de saldos em conta corrente e poupanças, investimentos, rendimentos de aplicações e movimentações de resgate, compra de moeda estrangeira, transferência para o exterior, entre outras. Nesse sentido, a e-Financeira está substituindo a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira – Dimof

Calendário de envios das informações 

Informações referentes ao primeiro semestre do ano devem ser enviados até o último dia de agosto. Enquanto, para as informações referentes ao segundo semestre do ano, o prazo de entrega é até o último dia de fevereiro (do ano seguinte).  

A Lydians disponibiliza o módulo e-Financeira? 

Sim, a Lydians já disponibiliza aos seus clientes o módulo e-Financeira. Mantendo assim a tradição de ser uma referência no mercado através do seu Produto de Informes Legais.

Este módulo permite a integração das informações de vários sistemas origem, permitindo dessa forma a consolidação e remessa unificada à RFB. 

Com o intuito de atender todas as atualizações divulgadas pela RBF em relação as versões dos manuais da e-Financeria. Recentemente houve publicação da versão 1.1.8, e a Lydians já está provendo as atualizações necessárias para atender todas as mudanças.

E sua instituição, já está apta para atender as demandas da Receita Federal sobre a e-Financeira? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o módulo e-Financeira da Lydians!

Juntamente com o assunto da e-Financeira, confira outros artigos relevantes para instituições financeiras:
Recebi a autorização para operar uma Instituição Financeira. E agora?
A importância do Core Banking para Bancos Digitais
7 motivos para conhecer o Sistema de Pagamentos Brasileiro

Conteúdo em destaque

Como reduzir custos e riscos no Pix com um modelo próprio

As soluções PSTI foram importantes no passado, mas hoje limitam a escala, aumentam o custo por operação e expõem a operação a riscos. O Pix mudou ainda mais o cenário e, continuar operando com infraestrutura compartilhada, pode estar custando mais do que ajudando. Chegou a hora de repensar esse modelo. A Lydians entrega uma solução […]

Acessar conteúdo
Sua instituição precisa migrar sua PSTI para um sistema próprio?

Migrar sua PSTI para um sistema próprio depende de diversos fatores, então para ajudar nessa escolha, separamos essas perguntas estratégicas, que auxiliam nessa tomada de decisão. Como funciona : Se a sua instituição responder NÃO para os seguintes pontos, talvez ainda não seja o momento ideal para a migração: Volume alto de transações mensais?Um sistema próprio […]

Acessar conteúdo
Pix Automático: sua instituição está preparada?

O Pix Automático já começou a transformar o cenário dos pagamentos no Brasil. Em 2025, o Banco Central iniciou a operação dessa funcionalidade, permitindo que pagamentos recorrentes sejam realizados de forma automática, segura e direta da conta do pagador, com autorização prévia. Luz, água, telefone, mensalidades escolares, seguros, assinaturas: tudo poderá ser pago de forma automática, […]

Acessar conteúdo