Artigos

Como a mensageria SPB pode ajudar seu negócio em 2023?

Com mais de 20 anos de operação, o Sistema de Pagamentos Brasileiro ainda oferece oportunidades para as instituições financeiras agregarem novos produtos, reduzir custos ou incrementar a eficiência operacional interna ou junto a seu cliente.

Isso pode ser evidenciado pela ampla adesão de novas instituições financeiras no STR. Em 2023, apenas até maio, foram incluídas 22 instituições no STR – Sistema de Transferência de Reservas. Comparando com o ano de 2022, que ao total foram incluídas 24 instituições, percebemos uma tendência no mercado na adoção da plataforma.

Como já foi descrito no artigo Desmistificando os Custos do SPB, o momento tecnológico atual permite as instituições participar essa estrutura com custo muito menor do que era praticado no passado.

Conheça possibilidades para ajudar seu negócio em 2023:

Aumento na janela de operação para liberação de empréstimos: o principal produto de uma Instituição Financeira, que é o crédito, pode também ser o maior beneficiário da participação no SPB. Quando uma IF deixa de pagar suas operações por meio de um banco liquidante ela pode estender a liberação das operações durante praticamente toda a grade de pagamentos. Um acréscimo e tanto para a competitividade.

Redução na despesa quanto a pagamentos efetuados na instituição financeira: Dependendo do cenário da Instituição Financeira, o custo de aquisição e manutenção do Sistema SPB pode ser suprido puramente com a redução da despesa de pagamentos efetuados pela própria.

Permite a operação de outros produtos distribuídos dentro da RSFN, como por exemplo operações junto ao Selic e B3.

Permite rentabilizar operações que boletos, principalmente após a modernização da cobrança: Este meio de pagamento tão querido no Brasil ainda é amplamente utilizado pela população em geral, pode ser rentável para a Instituição Financeira numa operação de correspondente bancário ou recebimento junto aos clientes.

Redução de custos de cobrança: Ainda sobre boletos, instituições que operam junto a conglomerados financeiros como, por exemplo, instituições do varejo e que tem grande emissão de boletos podem se beneficiar da redução de custos e do aumento da eficiência no processo de cobrança tendo seu próprio boleto.

Aumento da flexibilidade na gestão da conta PI. Tendo acesso direto a conta liquidação junto ao Bacen a gestão da disponibilidade do sistema de pagamentos instantâneos torna-se muito mais flexível incluindo operações compromissadas e demais instrumentos para gestão de liquidez.

Vale lembrar que a escolha da solução SPB e do seu modelo de licenciamento reflete diretamente nas capacidades e nos custos envolvidos nesse processo. A adoção de soluções que geram um custo por transação e/ou volume pode inviabilizar um ou mais dos benefícios supracitados.

É possível observar também que o PIX/SPI não é um substituto ao SPB e sim complementa o leque de possibilidades. Quando ambas as plataformas operam integradas permite-se o máximo de eficiência e funcionalidades atuando em conjunto, sendo um dos exemplos mais simples nesse sentido é o boleto híbrido, com QRCode Dinâmico do PIX e Código de Barras para compensação.

Agora que você já entendeu como a mensageria SPB pode ajudar seu negócio, não deixe de conferir  nosso core-banking que é o mais completo do mercado.

Artigos relacionados

7 motivos para conhecer o Sistema de Pagamentos Brasileiro

Modernização da Cobrança e Novas Oportunidades de Negócio

Conteúdo em destaque

DRSAC: A importância do CADOC 2030

Conhecendo o documento de Riscos Social, Ambiental e Climático O documento de Riscos Social, Ambiental e Climático (DRSAC), novo Cadoc 2030, é uma peça-chave para entender e mitigar os riscos enfrentados por instituições em suas operações de crédito e investimentos. Este documento, exigido pela Resolução CMN nº 4.945/21 (PRSAC) e Resolução CMN nº 4.557 (GIR), […]

Acessar conteúdo
Saiba como funciona o envio do Cadoc 5005
Novo CADOC 5005: Simplificando o envio diário de informações Financeiras

É hora de se aprofundar no documento 5005 e entender melhor as informações e prazos de envio Entender as nuances de Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Recibos de Depósito Bancário (RDBs) e depósitos de aviso prévio de emissão própria é fundamental para quem busca simplificar o processo de remessa diária de informações. Nesta publicação, vamos […]

Acessar conteúdo
Regulatórios e PIX: Agenda de inovações do Banco Central

Retrospectiva com olhar para o futuro: O que esperar do universo dos Regulatórios e do PIX Relembrar é viver, e é por isso que nesta publicação iremos rever as principais entregas do ano de 2023 quando se trata de PIX e Regulatórios. Os impactos positivos em nossos clientes, demonstrando nosso compromisso com a inovação. Primordialmente […]

Acessar conteúdo
PIX: Como o meio de pagamento impacta o FGTS Digital

Como preparar sua Instituição Financeira para o FGTS Digital com o sistema de pagamentos instantâneos O que é o FGTS Digital? O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS conforme diz o Ministério do Trabalho e Emprego, e para […]

Acessar conteúdo