Artigos

Como a mensageria SPB pode ajudar seu negócio em 2023?

Com mais de 20 anos de operação, o Sistema de Pagamentos Brasileiro ainda oferece oportunidades para as instituições financeiras agregarem novos produtos, reduzir custos ou incrementar a eficiência operacional interna ou junto a seu cliente.

Isso pode ser evidenciado pela ampla adesão de novas instituições financeiras no STR. Em 2023, apenas até maio, foram incluídas 22 instituições no STR – Sistema de Transferência de Reservas. Comparando com o ano de 2022, que ao total foram incluídas 24 instituições, percebemos uma tendência no mercado na adoção da plataforma.

Como já foi descrito no artigo Desmistificando os Custos do SPB, o momento tecnológico atual permite as instituições participar essa estrutura com custo muito menor do que era praticado no passado.

Conheça possibilidades para ajudar seu negócio em 2023:

Aumento na janela de operação para liberação de empréstimos: o principal produto de uma Instituição Financeira, que é o crédito, pode também ser o maior beneficiário da participação no SPB. Quando uma IF deixa de pagar suas operações por meio de um banco liquidante ela pode estender a liberação das operações durante praticamente toda a grade de pagamentos. Um acréscimo e tanto para a competitividade.

Redução na despesa quanto a pagamentos efetuados na instituição financeira: Dependendo do cenário da Instituição Financeira, o custo de aquisição e manutenção do Sistema SPB pode ser suprido puramente com a redução da despesa de pagamentos efetuados pela própria.

Permite a operação de outros produtos distribuídos dentro da RSFN, como por exemplo operações junto ao Selic e B3.

Permite rentabilizar operações que boletos, principalmente após a modernização da cobrança: Este meio de pagamento tão querido no Brasil ainda é amplamente utilizado pela população em geral, pode ser rentável para a Instituição Financeira numa operação de correspondente bancário ou recebimento junto aos clientes.

Redução de custos de cobrança: Ainda sobre boletos, instituições que operam junto a conglomerados financeiros como, por exemplo, instituições do varejo e que tem grande emissão de boletos podem se beneficiar da redução de custos e do aumento da eficiência no processo de cobrança tendo seu próprio boleto.

Aumento da flexibilidade na gestão da conta PI. Tendo acesso direto a conta liquidação junto ao Bacen a gestão da disponibilidade do sistema de pagamentos instantâneos torna-se muito mais flexível incluindo operações compromissadas e demais instrumentos para gestão de liquidez.

Vale lembrar que a escolha da solução SPB e do seu modelo de licenciamento reflete diretamente nas capacidades e nos custos envolvidos nesse processo. A adoção de soluções que geram um custo por transação e/ou volume pode inviabilizar um ou mais dos benefícios supracitados.

É possível observar também que o PIX/SPI não é um substituto ao SPB e sim complementa o leque de possibilidades. Quando ambas as plataformas operam integradas permite-se o máximo de eficiência e funcionalidades atuando em conjunto, sendo um dos exemplos mais simples nesse sentido é o boleto híbrido, com QRCode Dinâmico do PIX e Código de Barras para compensação.

Agora que você já entendeu como a mensageria SPB pode ajudar seu negócio, não deixe de conferir  nosso core-banking que é o mais completo do mercado.

Artigos relacionados

7 motivos para conhecer o Sistema de Pagamentos Brasileiro

Modernização da Cobrança e Novas Oportunidades de Negócio

Conteúdo em destaque

Como reduzir custos e riscos no Pix com um modelo próprio

As soluções PSTI foram importantes no passado, mas hoje limitam a escala, aumentam o custo por operação e expõem a operação a riscos. O Pix mudou ainda mais o cenário e, continuar operando com infraestrutura compartilhada, pode estar custando mais do que ajudando. Chegou a hora de repensar esse modelo. A Lydians entrega uma solução […]

Acessar conteúdo
Sua instituição precisa migrar sua PSTI para um sistema próprio?

Migrar sua PSTI para um sistema próprio depende de diversos fatores, então para ajudar nessa escolha, separamos essas perguntas estratégicas, que auxiliam nessa tomada de decisão. Como funciona : Se a sua instituição responder NÃO para os seguintes pontos, talvez ainda não seja o momento ideal para a migração: Volume alto de transações mensais?Um sistema próprio […]

Acessar conteúdo
Pix Automático: sua instituição está preparada?

O Pix Automático já começou a transformar o cenário dos pagamentos no Brasil. Em 2025, o Banco Central iniciou a operação dessa funcionalidade, permitindo que pagamentos recorrentes sejam realizados de forma automática, segura e direta da conta do pagador, com autorização prévia. Luz, água, telefone, mensalidades escolares, seguros, assinaturas: tudo poderá ser pago de forma automática, […]

Acessar conteúdo