Artigos

A importância do Core Banking para Bancos Digitais

Bancos Digitais

Os bancos digitais estão entre as inovações que mudaram o mercado de serviços financeiros nos últimos anos. Ganhamos em praticidade, ganhamos tempo e comodidade para realizarmos as nossas operações. É possível verificar ofertas de fácil pesquisa e acesso através de um simples download de APP da instituição escolhida.

O onboarding numa conta digital é (via de regra) bastante simples. Antes dele vivíamos um cenário de visitar as agências para realizarmos as ações necessárias, como a abertura de contas, solicitações de empréstimos, aplicação de fundos.

Atualmente, vivemos com a comodidade e praticidade de poder realizar transferências e pagamento de contas através dos nossos Smartphones. Digitalização essa que, foi bastante impulsionada pelo Pix, entre outros fatores, mas que, já vinha acontecendo anterior a esse novo meio de pagamento. Vivemos um cenário mais eficiente e também mais acessível financeiramente despertando o interesse do público não bancarizado.

Mas, o que é um banco digital? Trata-se de uma instituição financeira que oferece serviços bancários, principalmente, por meio de plataformas digitais como, aplicativos e Internet Banking. Ao contrário dos bancos tradicionais, que têm agências físicas, os bancos digitais operam de forma virtual, permitindo que os clientes realizem a maioria das transações e serviços bancários por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, computadores e até dispositivos como; pulseiras e relógios.

Os bancos digitais geralmente fornecem uma gama completa de serviços bancários, incluindo abertura de contas, depósitos, pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos e gerenciamento de finanças pessoais.

Mas, para que tenhamos o funcionamento a pleno dos bancos digitais, há um elemento muito importante e que, não falamos sobre ele ao público consumidor em geral. O Core Banking!

Core Banking

O Core Banking (ou core bancário) é o sistema responsável por processar as transações financeiras realizadas em aplicativos e internet banking, das fintechs, banco digitais e bancos tradicionais. Também concentra o gerenciamento das contas correntes, entre outras, informações financeiras.

Certo, mas, quais são os sistemas, que unidos, formam um Core Banking? SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos/Pix), Investimentos, Regulatórios do Banco Central, Conta Corrente, Tesouraria. A atuação conjunta desses sistemas forma um core bancário. Importante ressaltar que não se restringe só a esses sistemas.

Para viabilizar o funcionamento dos bancos é essencial termos um core banking robusto e totalmente funcional, capaz de suportar grandes operações. É a partir de uma estrutura como essa que é possível escalar os negócios e suprir as necessidades dos clientes.

A Lydians Sistemas de Informação oferta ao mercado um Core Banking completo, com Gestão de Contas, SPB, Pix, Tesouraria, Informes Legais/Regulatórios exigidos pelo Banco Central, CCS & Jud, Cosif, Investimentos, Sistema de Liquidação de Cartões e Nova Plataforma de Cobrança.

Se, você que está lendo, tem interesse em iniciar um negócio ou alavancar o seu negócio através de contas digitais, ou ofertar uma experiência omnichannel, fidelizar e aumentar a base de clientes, inovar no seu customer experiencie, você pode vir com a gente. A nossa solução está apta a rodar em estrutura on-premisse e também através de Nuvem.

O nosso Core Banking tem a robustez suficiente para suportar grandes volumes transacionais e apoiar o crescimento dos negócios. Vários de nossos clientes estão escalando a partir da nossa estrutura. Agende um café com o nosso time de negócios e saiba mais!

Artigos relacionados

7 motivos para conhecer o Sistema de Pagamentos Brasileiro

Lydians patrocina FEBRABAN TECH 2023

Como a mensageria SPB pode ajudar seu negócio em 2023?

Conteúdo em destaque

Como reduzir custos e riscos no Pix com um modelo próprio

As soluções PSTI foram importantes no passado, mas hoje limitam a escala, aumentam o custo por operação e expõem a operação a riscos. O Pix mudou ainda mais o cenário e, continuar operando com infraestrutura compartilhada, pode estar custando mais do que ajudando. Chegou a hora de repensar esse modelo. A Lydians entrega uma solução […]

Acessar conteúdo
Sua instituição precisa migrar sua PSTI para um sistema próprio?

Migrar sua PSTI para um sistema próprio depende de diversos fatores, então para ajudar nessa escolha, separamos essas perguntas estratégicas, que auxiliam nessa tomada de decisão. Como funciona : Se a sua instituição responder NÃO para os seguintes pontos, talvez ainda não seja o momento ideal para a migração: Volume alto de transações mensais?Um sistema próprio […]

Acessar conteúdo
Pix Automático: sua instituição está preparada?

O Pix Automático já começou a transformar o cenário dos pagamentos no Brasil. Em 2025, o Banco Central iniciou a operação dessa funcionalidade, permitindo que pagamentos recorrentes sejam realizados de forma automática, segura e direta da conta do pagador, com autorização prévia. Luz, água, telefone, mensalidades escolares, seguros, assinaturas: tudo poderá ser pago de forma automática, […]

Acessar conteúdo