Artigos

Recebi a autorização para operar uma Instituição Financeira. E agora?

Uma Instituição Financeira entrante, seja ela Sociedade de Crédito Direto – SCD, Instituição de Pagamento – IP ou Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento – SCFI ou qualquer outra, precisa levar em conta, no seu planejamento, o pleno atendimento dos documentos regulatórios demandados pelo Banco Central e Receita Federal.

Nessa jornada há uma série documentos e relatórios que são demandados, entre eles: CADOC 3040, CADOC 3050, Central de Risco – SCR, o COSIF e e-Financeira. Dependendo dos produtos com os quais a instituição vai operar soma-se ainda Cadastro Positivo, CCS e BACEN JUD e outros.

Estes permeiam diversos processos da Instituição e geralmente são compostos por diferentes fontes de dados, incluindo (e não somente) sistemas de crédito, consignado, leasing, sistemas de captação, entre outros.

Nesse sentindo é importante que a Instituição tenha pleno controle dos seus informes, sua centralização e unificação, para que seja possível a maior eficiência e qualidade nos seus reportes.

Além disso, a evolução sistêmica de acordo com as normas vigentes é fundamental para o sucesso da operação.

Nesse sentido a Lydians pode auxiliar a instituição com o nosso Sistema de Informes Legais, solução referência no mercado. Entre em contato com nosso time de especialistas para obter mais detalhes.

Conteúdo em destaque

Como reduzir custos e riscos no Pix com um modelo próprio

As soluções PSTI foram importantes no passado, mas hoje limitam a escala, aumentam o custo por operação e expõem a operação a riscos. O Pix mudou ainda mais o cenário e, continuar operando com infraestrutura compartilhada, pode estar custando mais do que ajudando. Chegou a hora de repensar esse modelo. A Lydians entrega uma solução […]

Acessar conteúdo
Sua instituição precisa migrar sua PSTI para um sistema próprio?

Migrar sua PSTI para um sistema próprio depende de diversos fatores, então para ajudar nessa escolha, separamos essas perguntas estratégicas, que auxiliam nessa tomada de decisão. Como funciona : Se a sua instituição responder NÃO para os seguintes pontos, talvez ainda não seja o momento ideal para a migração: Volume alto de transações mensais?Um sistema próprio […]

Acessar conteúdo
Pix Automático: sua instituição está preparada?

O Pix Automático já começou a transformar o cenário dos pagamentos no Brasil. Em 2025, o Banco Central iniciou a operação dessa funcionalidade, permitindo que pagamentos recorrentes sejam realizados de forma automática, segura e direta da conta do pagador, com autorização prévia. Luz, água, telefone, mensalidades escolares, seguros, assinaturas: tudo poderá ser pago de forma automática, […]

Acessar conteúdo